Quinta novela das sete, essa foi a novela mais longa da emissora, com 341 capítulos, e a terceira maior telenovela brasileira, perdendo apenas para O machão (Rede Tupi, 1974-1975), com 371, e Redenção (TV Excelsior, 1966-1968), com 596 capítulos. A Grande Mentira foi exibida entre 05 de junho de 1968 e 04 de julho de 1969, às 19h. Foi escrita por Hedy Maia, dirigida por Fábio Sabag e Marlos Andreucci.
Sinopse
Conta a estória de Maria Cristina, uma moça pobre que ao ser atropelada pelo milionário Roberto Albuquerque Medeiros, se apaixona por ele. Quando é levada à mansão dos Albuquerque Medeiros, ela sente a hostilidade da família, que é contra o romance do casal, principalmente por parte da mãe de Roberto, dona Veridiana, que faz de tudo para separá-los.
Elenco
- Myrian Pérsia
- Cláudio Marzo
- Gilberto Martinho
- Neuza Amaral
- Edney Giovenazzi
- Maria Helena Dias
- Eloísa Mafalda
- Maria Pompeu
- Turíbio Ruiz
- Karin Rodrigues
- Nilson Condé
- Diana Morel
- Regina Macedo
- Cecília Maciel
- Dary Reis
- Felipe Carone
- Jacinto Figueira Júnior
- Henriqueta Brieba
- Theresa Amayo
- Hélio Souto
- Hilton Prado
- Paulo Pinheiro
- Sônia Ferreira
Curiosidades
- A certa altura, Glória Magadan, responsável pela dramaturgia da TV Globo, resolveu afastar da história o casal principal, que fazia grande sucesso entre o público. A novela passou a ser protagonizada, então, por substitutos. Mas os telespectadores reagiram, e Myrian Pérsia e Cláudio Marzo acabaram voltando à trama.
- A Grande Mentira foi a primeira novela de sucesso da TV Globo no horário das 19h.
- Myrian Pérsia não gostava da maquiagem pesada com que deveria entrar em cena. Então, após ser maquiada, ela corria para o banheiro, lavava o rosto e aplicava um pó claro. Mas ninguém nunca descobriu.
1 comentários: on "A Grande Mentira (05 de junho de 1968 a 04 de julho de 1969)"
O nome da atriz que fez o papel da menina paralítica é Marina Koscialkowski. Atualmente ela mora em Florianópolis e possui uma pousada na praia da Guarda do Embaú, em Palhoça, SC, a Pousada Boliche.
Postar um comentário