Sinopse
Baseada no folhetim francês A Toutinegra do Moinho, de Émile de Richebourg, a trama é ambienta na Rússia, após o fim do czarismo.
Anastácia (Leila Diniz) é uma moça pobre, filha de uma paixão proibida, que não conhece seu pai. Abandonada na floresta, ela é encontrada pelo velho lenhador Pierre (Ênio Santos), que a cria com ajuda de uma conhecida, Gaby (Miriam Pires). Já crescida, Anastácia descobre ser filha caçula de Nicolau II, o último czar russo. Com o avanço do processo revolucionário em seu país, Anastácia busca refúgio nas Antilhas, numa ilha vulcânica, escondendo sua identidade verdadeira.
Um terremoto na ilha, resultou na morte de 100 personagens. Entre os poucos que ficaram, estavam os quatro personagens principais: Ênio Santos, Leila Diniz, Miriam Pires e Henrique Martins. Com os sobreviventes, a trama deu um salto de 20 anos e Janete Clair iniciou um melodrama de capa e espada em que Leila Diniz se alternava em dois papéis, o de Anastácia – sua personagem original – e a filha dela.
Elenco
- Leila Diniz
- Henrique Martins
- Ênio Santos
- Mirian Pires
- Aracy Cardoso
- Emiliano Queiroz
- Neuza Amaral
- Hugo Santana
- Cláudio Cavalcanti
- Dary Reis
- Edson França
- Paulo Gonçalves
- Giberto Martinho
- Fernando Reski
- Fábio Sabag
- Henriette Morineau
- José Augusato Branco
- Lourdes Mayer
- Suely Franco
- Yolanda Cardoso
- Hugo Carvana
- Luiz Carlos Braga
- Luiz Orioni
- Marieta Severo
- Paulo Padilha
Curiosidades
- A cadência da trama e o entendimento do público foram prejudicados pelo excesso de personagens criados por Emiliano Queiroz. Em função dos baixos índices de audiência, Glória Magadan – responsável pelo núcleo de dramaturgia da TV Globo – chamou Janete Clair para dar um desfecho à história. Com sua experiência em novelas escritas para a Rádio Nacional e a TV Tupi
- A novela não foi um sucesso de audiência, mas a saída bem sucedida encontrada por Janete Clair para a confusa trama garantiu a permanência da autora na TV Globo, de onde nunca mais sairia.
- Régis Cardoso, que fazia a direção de imagem da novela, se firmaria como um dos principais diretores da TV Globo, estando à frente de sucessos como O Bem-Amado (1973).
- Hugo Carvana estréia na TV Globo fazendo uma pequena ponta em Anastácia, a Mulher sem Destino. O seu personagem é inserido na trama na segunda fase da novela, depois do terremoto.
0 comentários: on "Anastácia, A Mulher Sem Destino (28 de junho a 16 de dezembro de 1967)"
Postar um comentário