A sombra de Rebeca foi a segunda telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo no horário das 20 horas em 1967, escrita por Glória Magadan inspirada na ópera "Madame Buterfly" de Giacomo Puccini e no romance "Rebecca" de Daphne du Maurier, teve com direção de Henrique Martins e Régis Cardoso. Exibida de 21 de fevereiro de 1967 a 23 de junho de 1967, com 90 capítulos.
Sinopse
Ambientada no Japão e Inglaterra, a trama conta a história de amor entre a oriental Suzuki (Yoná Magalhães) e o jovem aristocrata inglês Felipe (Carlos Alberto). A mulher de Felipe some num desastre de avião no Pacífico. Viúvo, com um filho pequeno, Felipe conhece Suzuki. Os dois se apaixonam e passam a enfrentar as críticas da sociedade inglesa, que não aceita o relacionamento do rapaz com uma oriental. Certo dia, aparece uma pessoa irreconhecível, cheia de ataduras, que passa a interferir na vida dos dois amantes. Era a esposa de Felipe, que havia sobrevivido ao acidente. Ele decide, então, se afastar de Suzuki. Preterida, a oriental comete suicídio.
Elenco
- Carlos Alberto
- Yoná Magalhães
- Darcy de Souza
- Antônio Dresjan
- Mário Lago
- Henrique Martins
- Miriam Pires
- Emiliano Queiroz
- Neuza Amaral
- Álvaro Aguiar
- Luiz Orioni
- Márcia de Windsor
Curiosidades
- Yoná Magalhães teve aulas de cultura japonesa para personificar Suzuki. Seu orientador foi um funcionário do consulado do Japão no Rio de Janeiro.
- O suicídio, com uma espada, cometido por Suzuki no final da novela, contrariava a tradição japonesa, na qual o rito do haraquiri restringe-se aos homens.
- A cena do haraquiri contou com uma ária da ópera Madame Butterfly como trilha.
0 comentários: on "A Sombra de Rebeca (21 de fevereiro a 23 de junho de 1967)"
Postar um comentário